Perguntas Frequentes

É uma ferramenta de serviços online que disponibiliza ao utilizador vários serviços da Câmara Municipal de Gondomar. Através do portal poderá consultar ou submeter pedidos nas mais variadas áreas de atuação, sem necessidade de deslocação ao balcão de atendimento.

No topo direito da página dos serviços online, deve carregar no botão “Registar” e proceder ao preenchimento do formulário.

Deverá previamente exportar os dados do cartão de cidadão para um ficheiro no formato PDF, utilizando a aplicação Autenticação.Gov, assinando-o digitalmente com o certificado digital qualificado do cartão de cidadão ou com a chave móvel digital.

Exportar dados do Cartão de Cidadão

Caso não possua o cartão de cidadão deverá digitalizar o Bilhete de Identidade e o cartão com o Número de Identificação Fiscal (número de contribuinte) e gravar essas digitalizações num só ficheiro no formato PDF.

Depois de preencher os campos do formulário e carregar os documentos solicitados deve submeter o seu pedido de registo carregando no botão “Efetuar registo”.

Será gerado um requerimento em formato PDF que deverá assinar digitalmente carregando no botão "Assinar requerimento" apresentado no topo da página.

Irá receber um email com um link para confirmação do endereço de email usado no registo. Deverá estar atento à receção deste email e seguir os passos nele mencionados, pois sem a confirmação do endereço de email o processo de registo ficará parado.

Após validação do seu pedido pela Câmara Municipal receberá um novo email a comunicar a conclusão do seu processo de registo, ficando a partir desse momento habilitado a submeter requerimentos na sua área pessoal dos Serviços On-line.

Pode visualizar o Contrato e Termos de Adesão aos Serviços Online na página de registo dos Serviços Online ou pode consultá-lo aqui

Consulte também a politica de privacidade do Município

No topo direito da página dos serviços online, deve carregar no botão "Recuperar palavra-chave e no formulário preecher o NIF (número de identificação fiscal) associado ao seu registo.

Em seguida, receberá na sua caixa de correio eletrónico um email com instruções de como repor a sua palavra-chave.

Atenção: caso o email não se encontre na caixa de entrada, deverá verificar o spam, o lixo, a publicidade não solicitada ou outros.

Na construção da sua palavra-chave lembre-se de utilizar as maiúsculas, minúsculas, números e os caracteres especiais.

Por vezes, o envio do email com o link para ativar o registo pode demorar alguns minutos. Aguarde um pouco antes de voltar à sua caixa de correio eletrónico. Se, após algum tempo, continuar sem receber o email, contacte-nos através do endereço geral@cm-gondomar.pt ou nas nossas instalações.

Atenção: caso o email não se encontre na caixa de entrada, deverá verificar o spam, o lixo, a publicidade não solicitada ou outros.

No portal dos serviços online existem formulários disponiveis apenas aos utilizadores autenticados (com registo validado no portal) e formulários sem autenticação de utilizador.

Para os formulários com autenticação consulte os manuais:

Para os formulários sem autenticação são disponibilizados manuais na página do formulário na secção "O que devo saber?"

Sim, a qualquer momento pode solicitar o cancelamento do seu registo. Para tal, deverá enviar um email para o endereço geral@cm-gondomar.pt, com o pedido de cancelamento, devendo indicar o nome, número de bilhete de identidade ou cartão de cidadão e número de identificação fiscal.

Em caso de dúvidas, pode contactar-nos através do telefone 224660500.

O acesso à informação sobre os serviços é gratuito, assim como a submissão dos formulários. Os custos são os inerentes ao serviço requerido.

Para mais informação consulte a tabela de taxas e licenças que se encontra disponível no site da autarquia.

Não é necessário, embora o registo e o processo de autenticação com o cartão de Cidadão sejam mais simplificados. Caso não assine digitalmente o requerimento de registo nos Serviços On-line, terá que se deslocar, após notificação por email, ao Balcão Único de Atendimento para o assinar presencialmente.

Todavia o Cartão de Cidadão poderá ser necessário, caso não disponha de outro tipo de certificado digital qualificado, para assinar digitalmente os elementos instrutórios de alguns tipos de procedimentos, designadamente os do Urbanismo.

O utilizador não registado tem acesso exatamente à mesma informação que um utilizador registado.

A única restrição é que não poderá submeter a maioria dos pedidos através deste canal.